Em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta terça-feira (3), o diretor de programa do Departamento de Infraestrutura de Logística do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Otto Luiz Burlier, defendeu a necessidade do aumento da participação de recursos privados na matriz logística brasileira.

Os investimentos públicos federais nas 15 piores ligações rodoviárias do Brasil foram quatro vezes inferiores aos recursos sugeridos pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) entre 2004 e 2017. Os dados constam do estudo Rodovias Esquecidas do Brasil – Transporte Rodoviário, divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), na última quarta-feira (28), e têm como base os resultados da série histórica da Pesquisa CNT de Rodovias no período.

Decisões administrativas devem ser motivadas e não podem ser genéricas, se apoiar em elementos inexistentes ou não seguirem os procedimentos padrão. Esse foi o critério que o juiz Gustavo Moreira Mazzilli, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, usou ao anular multa aplicada pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, a uma empresa de transporte de cargas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) restringirá a circulação de veículos pesados neste feriado da Semana Santa.  O objetivo é garantir segurança e conforto aos usuários das rodovias estaduais neste período, quando aumenta o fluxo de ônibus e veículos de passeio.

O que leva uma Ligação Rodoviária a aparecer de forma frequente nas últimas posições da Pesquisa CNT de Rodovias durante 14 anos? Para responder a essa pergunta, a Confederação produziu o estudo Rodovias Esquecidas do Brasil - Transporte Rodoviário. O levantamento selecionou as 15 ligações rodoviárias esquecidas das 109 avaliadas anualmente pela CNT. Como critério, adotou-se a regra de que a extensão deveria ser majoritariamente de jurisdição federal e que aparecesse por, pelo menos, quatro vezes entre as vinte últimas posições do ranking de classificação de ligações da Pesquisa CNT de Rodovias nas edições publicadas entre 2004 e 2017.

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanhou a situação das obras, investimentos e serviços das concessionárias do trecho Rio de Janeiro-Juiz de Fora da BR-040 e dos trechos Rio de Janeiro-São Paulo e Além Paraíba-Teresópolis da BR-116 aprovou relatório final, nesta terça-feira (27). Elaborado pelo deputado Hugo Leal (PSB-RJ), o parecer recomenda licitação imediata para que novas empresas possam concluir as obras pendentes nos trechos das concessões, como a obra da nova subida da Serra de Petrópolis (RJ), prevista originalmente para 2006 e parada desde 2016.

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