Projetos e divulgação

Como entidade de classe, a ABCAM desenvolve vários projetos de caráter social e econômico, voltados para o atendimento das expectativas e melhoria da qualidade de vida do caminhoneiro autônomo e sua família; dentre eles destacamos:

PRO CAMINHONEIRO
BB Procaminhoneiro: em parceria com o Banco do Brasil, através do Programa PSI Finame, nos responsabilizamos pela coleta e verificação de todos os documentos exigidos e atuamos com nosso Departamento Jurídico na busca de soluções para as pendências apresentadas; além de dar todo suporte nas negociações junto às montadoras, concessionárias e revendas; a fim de inserir o caminhoneiro autônomo no mercado formal de financiamento de caminhões e implementos.


 

Projeto ABCAMLog: centro de apoio ao caminhoneiro nas principais rodovias do país, com todas as benfeitorias e exigências da Lei 12.619, tais como estacionamento com segurança, abastecimento, vestiários e banheiros, lanchonete, restaurante e central de informática, além de centro médico e odontológico, unidade do SEST SENAT, área de lazer, lojas de conveniência, acessórios, peças, borracharia, mecânica, etc.


 

Projeto Motorista Aprendiz: centro de ensino à distância para a formação do profissional, com a inclusão do aprendiz dos 17 anos até os 18 anos e qualificação do motorista dos 19 anos até os 20 anos.


 

Projeto CataPneu: em parceria com a municipalidade, administra uma área para recolhimento e destinação ecológica e economicamente corretas de pneus inservíveis.



 

Programa Despoluir: em parceria com a CNT, Confederação Nacional dos Transportes, dispomos de 5 veículos equipados com opacímetro, decibelímetro e notebooks, para realizarmos, gratuitamente e in loco, testes de opacidade (fumaça preta) e ruído (barulho do escapamento) aos motoristas autônomos e empresas.


 

Projeto Sorriso Fácil: carreta composta de 3 salas devidamente equipadas, sendo uma odontológica, uma médica e uma oftalmológica, para atendimento dos motoristas e seus familiares nos municípios dos sindicatos filiados, utilizando-se profissionais da saúde locais.


 

Usina de gaseificação
Projeto Usina de Gaseificação: usina para transformação de insumos e resíduos carbonados (lixo urbano, lixo hospitalar, pneu, bagaço de cana, lodo gerado pela rede de esgoto, etc) em 98% de energia limpa, através da gaseificação dos mesmos (não se trata de queima).

 

  • Divulgação: todas as atividades e outras informações relacionadas com o setor são divulgadas:
    • Diariamente: através do Portal do Transportador (www.portaldotransportador.org.br) e nos sites da ABCAM, FECAMSP e SINDCAMPF
    • Mensalmente: são emitidas Malas Diretas aos associados, com informações e Notas Técnicas


 

Projetos









Fique por dentro do setor

Pesquisa revela que caminhoneiros estão acima do peso ideal

Especialista de Araçatuba diz que exercícios podem ajudar a melhorar.

Dicas de Saúde

Saiba como ter uma vida mais saudável na estrada

Venda de veículos cai 25%

O segmento de pesados foi, em abril, mais uma vez o que apresentou pior desempenho nas vendas.

Primeiro caminhão autônomo já está rodando nos Estados Unidos

Daimler mostra o Freightliner Inspiration Truck, cavalo-mecânico que ‘dirige sozinho’. Protótipo foi emplacado em Nevada