A entidade
Fundada em julho de 1983, na cidade de São Paulo, do ideal de um grupo de caminhoneiros liderados por José da Fonseca Lopes, a ABCAM – Associação Brasileira dos Caminhoneiros – tem pautado toda sua existência na defesa constante, árdua e muitas vezes incompreendida dos direitos dos caminhoneiros autônomos.
Em 2003, teve sua liderança reconhecida nacionalmente, passando a fazer parte integrante da 3ª Seção do Transporte de Cargas da CNT e dos Grupos Paritários de Trabalho (GPTs) que passaram a deliberar sobre o transporte de cargas e a situação logística do país.
CONQUISTAS
Dentre as vitórias, podemos contabilizar o Vale-Pedágio Obrigatório; o fim da Carta-Frete como pagamento dos fretes ao caminhoneiro; a inclusão do autônomo no mercado de financiamento governamental através de programas como o Procaminhoneiro – PSI Finame; a redução da alíquota do Imposto de Renda da categoria de 40% para 10% e, mais recentemente ainda, a publicação da Lei 12.619, chamada Lei do Descanso ou do Motorista, que regulamenta a profissão e sua jornada de trabalho; dentre tantas outras.
COMPOSIÇÃO, MISSÃO E FILOSOFIA
Composta por 54 entidades filiadas, incluindo Sindicatos, Associações e Cooperativas, a ABCAM representa os interesses de, aproximadamente, 600 mil caminhoneiros autônomos em todo o país.
Quanto à sua Missão, a ABCAM representa os interesses da categoria em nível nacional, buscando melhores condições de trabalho por meio de negociações com todas as esferas de governo; possuindo assento em diversas Comissões Especiais no Congresso Nacional e Comissões Setoriais no Governo do Estado de São Paulo.
E quanto sua Filosofia, a ABCAM é ldefensora dos interesses e da luta por melhores condições de trabalho e vida de seus associados, prestando os mais diversos serviços à classe, com atendimentos diretos e encaminhamentos aos vários departamentos da entidade; utilizando-se sempre e prioritariamente da mesa de negociações como instrumento democrático e eficaz às reivindicações da categoria; entretanto, entendendo como inegociáveis as conquistas já alcançadas.
PRESIDÊNCIA
A Abcam é presidida por José da Fonseca Lopes, que ocupou o cargo por três mandatos não consecutivos. Fonseca é um paulista de 76 anos, transportador autônomo e proprietário de apenas um caminhão. Atualmente, também ocupa o cargo de vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) pela Seção dos Transportadores Autônomos e é também presidente licenciado do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Presidente Prudente e Região (Sindicam-PP). Liderou a primeira paralisação dos combustíveis em São Paulo, conhecida como a greve dos tanqueiros na década de 70. Foi fundador do Sindicato dos Tanqueiros e da Federação dos Transportadores Autônomos de Cargas (Fetrabens), ambos do Estado de São Paulo. Presença atuante em todas as paralisações, necessidades e reinvindicações da categoria junto aos governos municipais, estaduais e federais.