Conheça o Presidente

 

Atualmente, o presidente da entidade é José da Fonseca Lopes, um dos fundadores da ABCAM. Fonseca, juntamente com um grupo de honrados caminhoneiros têm como principal proposta a defesa dos direitos dos caminhoneiros autônomos. 

Há 30 anos participa da entidade e conseguiu, em 2003, tornar a ABCAM reconhecida nacionalmente, passando a fazer parte integrante da Seção III dos Transportadores de Cargas e Passageiros da CNT ( Confederação Nacional dos Transportes) e dos grupos de trabalho que passaram a deliberar sobre o transporte de cargas e a situação logística do país. 

A ABCAM teve muitas vitórias nesses últimos 30 anos, dentre elas podemos citar a recente aprovação da Lei dos Caminhoneiros, que identifica e amplia os pontos de descanso, isenta do pagamento de pedágio para cada eixo suspenso, regulamenta a carga horária de trabalho, propõe o refinanciamento de caminhões pelo BNDES, dentre outros benefícios importantes para o caminhoneiro autônomo. 

Também não podemos esquecer de outras conquistas alcançadas, como a Lei do Vale-Pedágio Obrigatório; o fim da Carta-Frete como pagamento dos fretes ao caminhoneiro (embora, por falta de fiscalização das autoridades essa excrescência continue a vigorar no país); a inclusão do autônomo no mercado de financiamento governamental através de programas como o Procaminhoneiro; redução dos juros do Finame para aquisição de caminhões e a redução da alíquota do Imposto de Renda da categoria de 40% para 10%. 

"Nossa missão é representar os interesses da categoria em nível nacional, buscando melhores condições de trabalho por meio de negociações com todas as esferas de governo", explica o presidente. 

Vale lembrar que a ABCAM desenvolve vários projetos de caráter social e econômico, voltados para o atendimento das expectativas e melhoria da qualidade de vida dos caminhoneiros autônomos e suas famílias; dentre eles destacamos:

  • BB Procaminhoneiro: em parceria com o Banco do Brasil, através do Programa PSI Finame, nos responsabilizamos pela coleta e verificação de todos os documentos exigidos e atuamos com nosso Departamento Jurídico na busca de soluções para as pendências apresentadas; além de dar todo suporte nas negociações junto às montadoras, concessionárias e revendas; a fim de inserir o caminhoneiro autônomo no mercado formal de financiamento de caminhões e implementos.
  • Projeto ABCAMLog: centro de apoio ao caminhoneiro nas principais rodovias do país, com todas as benfeitorias e exigências da Lei 12.619, tais como estacionamento com segurança, abastecimento, vestiários e banheiros, lanchonete, restaurante e central de informática, além de centro médico e odontológico, unidade do SEST SENAT, área de lazer, lojas de conveniência, acessórios, peças, borracharia, mecânica, etc.
  • Projeto Motorista Aprendiz: centro de ensino à distância para a formação do profissional, com a inclusão do aprendiz dos 17 anos até os 18 anos e qualificação do motorista dos 19 anos até os 20 anos.
  • Projeto CataPneu: em parceria com a municipalidade, administra uma área para recolhimento e destinação ecológica e economicamente corretas de pneus inservíveis.
  • Programa Despoluir: em parceria com a CNT, Confederação Nacional dos Transportes, dispomos de 5 veículos equipados com opacímetro, decibelímetro e notebooks, para realizarmos, gratuitamente e in loco, testes de opacidade (fumaça preta) e ruído (barulho do escapamento) aos motoristas autônomos e empresas.
  • Projeto Sorriso Fácil: carreta composta de 3 salas devidamente equipadas, sendo uma odontológica, uma médica e uma oftalmológica, para atendimento nos municípios dos sindicatos filiados, utilizando-se profissionais da saúde locais.
  • Projeto Diabete Fora da Boleia: projeto para atendimento preventivo, emergencial e de acompanhamento do dia-a-dia do caminhoneiro contra a Diabete. A previsão é de mais de 300 atendimentos/mês, além de reuniões e palestras educativas com profissional da área.
  • Projeto Usina de Gaseificação: usina para transformação de insumos e resíduos carbonados (lixo urbano, lixo hospitalar, pneu, bagaço de cana, lodo gerado pela rede de esgoto, etc) em 98% de energia limpa, através da gaseificação dos mesmos; ainda em estudo e experimentação.

 

- Presidente: José da Fonseca Lopes

- Vice - Presidente: Claudinei Natal Pelegrini

 

 

A entidade

Fundada em julho de 1983, na cidade de São Paulo, do ideal de um grupo de caminhoneiros liderados por José da Fonseca Lopes, a ABCAM – Associação Brasileira dos Caminhoneiros – tem pautado toda sua existência na defesa constante, árdua e muitas vezes incompreendida dos direitos dos caminhoneiros autônomos.

Em 2003, teve sua liderança reconhecida nacionalmente, passando a fazer parte integrante da 3ª Seção do Transporte de Cargas da CNT e dos Grupos Paritários de Trabalho (GPTs) que passaram a deliberar sobre o transporte de cargas e a situação logística do país.

CONQUISTAS

Dentre as vitórias, podemos contabilizar o Vale-Pedágio Obrigatório; o fim da Carta-Frete como pagamento dos fretes ao caminhoneiro; a inclusão do autônomo no mercado de financiamento governamental através de programas como o Procaminhoneiro – PSI Finame; a redução da alíquota do Imposto de Renda da categoria de 40% para 10% e, mais recentemente ainda, a publicação da Lei 12.619, chamada Lei do Descanso ou do Motorista, que regulamenta a profissão e sua jornada de trabalho; dentre tantas outras.

COMPOSIÇÃO, MISSÃO E FILOSOFIA

Composta por 54 entidades filiadas, incluindo Sindicatos, Associações e Cooperativas, a ABCAM representa os interesses de, aproximadamente, 600 mil caminhoneiros autônomos em todo o país.

Quanto à sua Missão, a ABCAM representa os interesses da categoria em nível nacional, buscando melhores condições de trabalho por meio de negociações com todas as esferas de governo; possuindo assento em diversas Comissões Especiais no Congresso Nacional e Comissões Setoriais no Governo do Estado de São Paulo.

E quanto sua Filosofia, a ABCAM é ldefensora dos interesses e da luta por melhores condições de trabalho e vida de seus associados, prestando os mais diversos serviços à classe, com atendimentos diretos e encaminhamentos aos vários departamentos da entidade; utilizando-se sempre e prioritariamente da mesa de negociações como instrumento democrático e eficaz às reivindicações da categoria; entretanto, entendendo como inegociáveis as conquistas já alcançadas.

PRESIDÊNCIA

A Abcam é presidida por José da Fonseca Lopes, que ocupou o cargo por três mandatos não consecutivos. Fonseca é um paulista de 76 anos, transportador autônomo e proprietário de apenas um caminhão. Atualmente, também ocupa o cargo de vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) pela Seção dos Transportadores Autônomos e é também presidente licenciado do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Presidente Prudente e Região (Sindicam-PP). Liderou a primeira paralisação dos combustíveis em São Paulo, conhecida como a greve dos tanqueiros na década de 70. Foi fundador  do Sindicato dos Tanqueiros  e da  Federação dos Transportadores Autônomos de Cargas (Fetrabens), ambos do Estado de São Paulo. Presença atuante em todas as paralisações, necessidades e reinvindicações da categoria junto aos governos municipais, estaduais e federais.

 

Captura de Tela 2018 06 19 as 10.18.18

Busca no site

Assine a nossa newsletter

*campos obrigatórios

Projetos





logo despoluir