O ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, inaugurou, nesta segunda-feira (26), em Messias (AL), mais um trecho de pista duplicada na BR-101, a mais importante rodovia do estado. Com a conclusão do trecho, de 30 quilômetros, localizado entre Rio Largo e a cidade de Joaquim Gomes, a BR-101 completa um corredor duplicado de 260 quilômetros da capital alagoana até Recife (PE). O corredor segue duplicado por mais 287 quilômetros da capital pernambucana até Natal. A obra é uma das prioridades do Governo Federal, previstas no Programa Avançar.

 As prorrogações de contratos antigos de concessões de rodovias são contrárias ao interesse público. Essa é uma das principais conclusões do parecer do deputado Hugo Leal (PSB-RJ), relator da comissão externa da Câmara que acompanhou a situação das obras, investimentos e serviços das concessionárias da BR-040 (Rio de Janeiro-Juiz de Fora) e da BR-116 (Rio de Janeiro/São Paulo e Além Paraíba-Teresópolis).

Quase dois anos e meio após o início da duplicação da BR-163, entre Cascavel e Marmelândia, deputados federais da bancada do Paraná propalam preocupação com a continuidade da obra, cobrada há quase uma década por lideranças da região. Dentro do orçamento de 2018 da União, não haveria dinheiro suficiente para o andamento da duplicação, alertam eles: dos R$ 47,7 milhões programados para a obra em todo o exercício de 2018, R$ 39 milhões já estão reservados para pagamento de serviços executados até agora.

O Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas instaurou inquérito civil para apurar supostas irregularidades ocorridas na elaboração da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece a utilização, em todo o Brasil, de placas de identificação de veículos no padrão Mercosul. O objetivo, de acordo com o MPF, é apurar se foram cometidas irregularidades em benefício de determinadas empresas de emplacamento, causando prejuízo a proprietários de veículos.

Foram mais de cinco anos de espera, entre burocracias, para que o perigoso trecho da rodovia Regis Bittencourt, conhecido como Serra do Cafezal, finalmente fosse totalmente duplicado e entregue ao tráfego, no final de 2017. A estrada se destaca como a principal rota de caminhões entre as capitais dos Estados de São Paulo e do Paraná e também das regiões Sudeste e Sul do País.

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho garantiu a um caminhoneiro que trabalhou para a Fertilizantes Heringer S.A., de Paulínia (SP), o direito ao recebimento de horas extras. A empresa alegava que o empregado não estava sujeito ao controle de jornada, mas a Turma entendeu que a fiscalização era possível porque o veículo era equipado com rastreador via satélite.

aaabcamAbr2019 cadastramento caminhoneiros

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