Apesar de salário de até R$ 80 mil, sobram vagas de caminhoneiro nos EUA

Uma das profissões disponíveis para estrangeiros que sonham com uma oportunidade nos Estados Unidos é a de caminhoneiro. De acordo com dados da Bloomberg, o salário mensal pode chegar a R$ 80 mil. Atualmente, existe uma carência de 65 mil caminhoneiros nos EUA, segundo o Census Bureau – IBGE norte-americano.

A consequência disso para o país é um grave problema logístico, que afeta as entregas das mercadorias solicitadas em todos os segmentos. A distribuidora do McDonald’s, por exemplo, elevou as taxas de entrega por falta de motoristas na sua frota.

Outras empresas que passam pelo mesmo problema são a Procter &Gamble (P&G), a Church & Dwight e a Hasbro, que já consideram repassar as taxas de frete para os consumidores.

Para o analista da Bloomberg Intelligence Lee Klaskow, a escassez de motoristas é um problema de longo prazo e que deve piorar.

A falta de caminhoneiro se dá por três motivos: envelhecimento da frota atual, exigência física, carga de trabalho de 60 horas semanais e falta de interesse das gerações mais novas na profissão.

No entanto, para o brasileiro que se dispõe a disputar uma vaga de caminhoneiro nos Estados Unidos, o alto custo é uma barreira. Para trabalhar legalmente no país, a pessoa vai por conta própria ou fecha contrato com uma empresa.

Para tirar vistos de “meios próprios” – EB3 – o custo varia entre US$ 20 mil e US$ 50 mil, de acordo com especialistas em imigração. E leva até um ano e meio para conseguir esse visto.

Outro tipo de visto, que é válido quando um empregador chama um estrangeiro para trabalhar para ele nos EUA, demora de oito a 12 meses. E o custo é do empregador, que varia entre US$ 15 mil e US$ 30 mil. Por isso, muitas empresas não querem essa opção.

Uma vez aprovado, o motorista brasileiro precisa de uma carteira comercial (CDL License), que permite dirigir caminhão. O custo varia por estado. Na Flórida, por exemplo, vai de US$ 1.500 e US$ 8 mil.

Por último, vem o valor do caminhão, que fica entre US$ 80 mil e US$ 150 mil, considerando o modelo carreto.

Há quem compre o caminhão em conjunto e faça revezamentos ao volante.

 

Fonte: Yahoo!

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