Abcam prestigia lançamento do dirigível ADB-3-X01

Aconteceu na última segunda-feira, dia 24, o lançamento oficial do dirigível ADB-3-X01 da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos Especializados LTDA-ADB. O evento aconteceu em São Carlos (SP) e contou com a presença do prefeito da cidade, Airton Garcia Ferreira, com integrantes da direção do Grupo Bertolini, empresários de todo o Brasil e do presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros - Abcam, José da Fonseca Lopes.

O presidente do Grupo Bertolini, Irani Bertolini, contou que esse sonho começou em 1993, com Caleffi. “Caleffi compartilhou o sonho e eu embarquei junto dele. E hoje estamos aqui inaugurando o primeiro dirigível fabricado na América Latina, que fará diferença no transporte de carga, principalmente na Amazônia”. 

Segundo Caleffi, o ADB-3-X01 estará disponível para venda no mercado em meados de 2018 e custará cerca de 3 milhões de dólares. Já a versão para 30 toneladas deve sair por 12 milhões de dólares. “Já temos procura e pedidos. Isso nos deixa muito felizes. Mas sem minha equipe isso não seria possível”, reforça. Por se tratar de um investimento muito alto, a empresa pretende abrir capital e captar recursos para viabilizar a produção dos dirigíveis. 

Durante o evento houve o lançamento do Carimbo Comemorativo e a apresentação do Selo Personalizado por parte dos Correios do Brasil. 

Para o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes, o dirigível é um grande avanço para o transporte do país “ É surpreendente o que este dirigível poderá fazer. Sabemos que muitos lugares do país não são acessíveis via rodovia, então essa nova tecnologia permitirá que varias ações sejam feitas em locais de difícil acesso. É um sucesso não só para o Bertolini e para o Calleffi, mas para o meio ambiente", comenta Fonseca. 

Sobre a Airship

A Airship   faz   parte das Empresas BERTOLINI, sendo dedicada ao desenvolvimento de aeronaves mais leves que o ar (lighter than air - LTA): dirigíveis, aeróstatos e esferas. O dirigível ADB-3-X01 é uma aeronave com capacidade para 1,2 toneladas, 5 passageiros e muita tecnologia embarcada. Sua construção representa uma fase intermediária do cargueiro ADB-3-30, que transportará até 30 toneladas.

O ADB-3-X01 é o primeiro dirigível construído na América Latina, uma conquista para o Brasil e para a história do “mais leve que o ar”. Apresenta grande vocação para a Defesa, Logística, Publicidade e Múltiplas Funções. 

 

Projetos









Main Menu - Mobile