Presidente

Imprimir

Conheça o Presidente

 

Atualmente, o presidente da entidade é José da Fonseca Lopes, um dos fundadores da ABCAM. Fonseca, juntamente com um grupo de honrados caminhoneiros têm como principal proposta a defesa dos direitos dos caminhoneiros autônomos. 

Há 30 anos participa da entidade e conseguiu, em 2003, tornar a ABCAM reconhecida nacionalmente, passando a fazer parte integrante da Seção III dos Transportadores de Cargas e Passageiros da CNT ( Confederação Nacional dos Transportes) e dos grupos de trabalho que passaram a deliberar sobre o transporte de cargas e a situação logística do país. 

A ABCAM teve muitas vitórias nesses últimos 30 anos, dentre elas podemos citar a recente aprovação da Lei dos Caminhoneiros, que identifica e amplia os pontos de descanso, isenta do pagamento de pedágio para cada eixo suspenso, regulamenta a carga horária de trabalho, propõe o refinanciamento de caminhões pelo BNDES, dentre outros benefícios importantes para o caminhoneiro autônomo. 

Também não podemos esquecer de outras conquistas alcançadas, como a Lei do Vale-Pedágio Obrigatório; o fim da Carta-Frete como pagamento dos fretes ao caminhoneiro (embora, por falta de fiscalização das autoridades essa excrescência continue a vigorar no país); a inclusão do autônomo no mercado de financiamento governamental através de programas como o Procaminhoneiro; redução dos juros do Finame para aquisição de caminhões e a redução da alíquota do Imposto de Renda da categoria de 40% para 10%. 

"Nossa missão é representar os interesses da categoria em nível nacional, buscando melhores condições de trabalho por meio de negociações com todas as esferas de governo", explica o presidente. 

Vale lembrar que a ABCAM desenvolve vários projetos de caráter social e econômico, voltados para o atendimento das expectativas e melhoria da qualidade de vida dos caminhoneiros autônomos e suas famílias; dentre eles destacamos:

 

- Presidente: José da Fonseca Lopes

- Vice - Presidente: Claudinei Natal Pelegrini