Audiência Pública discute sobre “excessos” na fiscalização da PRF

Imprimir

Nesta quinta-feira (24), a Comissão Externa relativa à paralisação dos caminhoneiros realizou mais uma audiência Pública na Câmara dos Deputados para discutir os “exageros” na fiscalização feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A discussão surgiu após algumas denúncias enviadas por caminhoneiros. 

A audiência foi solicitada pelo deputado Covatti Filho (PP/RS), que quis esclarecer regras relativas à instalação de para-choques no cavalo mecânico, à posição e simetria dos pneus de cada eixo, dentre outros temas. 

De acordo com o o chefe de fiscalização de trânsito da PRF, inspetor Stenio Pires, os policiais do órgão passaram por um amplo treinamento e estão apenas cumprindo as determinações do Contran. Entretanto o inspetor reconhece que muitas normas não são claras e por isso, o órgão já emitiu algumas notas técnicas para corrigir distorções. 

Para o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, é preciso que os órgãos de fiscalização tenham um diálogo aberto com os caminhoneiros para que seja possível um intercâmbio de informações sobre normas, procedimentos e principalmente sobre a realidade do caminhoneiro brasileiro. 

“Não há dúvidas de que a fiscalização nas estradas é importante e precisa existir. Porém os órgãos de fiscalização precisam entender a realidade do caminhoneiro no país. Passamos por dificuldades, não temos recursos financeiros, não temos a estrutura adequada para trabalhar nas estradas e isso interfere diretamente nos custos de manutenção do caminhão. Acredito que existam pontos mais relevantes a serem averiguados do que a simetria de um pneu, por exemplo”.

Nova audiência pública será marcada para dar continuidade à discussão. 

Para ver o vídeo, clique aqui.