Abcam e portal Estradas defendem soluções práticas para caminhoneiros

Imprimir

Nesta quarta-feira (7), o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, esteve em reunião com o editor do portal Estradas, Rodolfo Rizzotto, e o presidente honorário da Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), Renato Dias. Dentre os temas discutidos estão a proposta do governo em acabar com a obrigatoriedade do exame toxicológico e pontos de apoio aos caminhoneiros.

Combinação perigosa
Drogas ao volante ainda são uma opção para motoristas que viajam por dias nas estradas. Durante o encontro, Fonseca ressaltou a importância dos exames toxicológicos para seguranças nas estradas.

Desde a implementação da Lei 13.103/15, que exige a realização de exame toxicológico para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas categoria C, D e E, a redução de acidentes envolvendo caminhão foi de 34% e com ônibus 45%.

O representante do portal Estradas, Rodolfo Rizzotto, reforçou que “os estimulantes utilizados por caminhoneiros para se manterem acordados e realizarem a viagem sem pausas, é um risco para todos. Em um acidente entre caminhão e veículos de menor porte, provavelmente as vítimas do segundo serão fatais”.

Descanso com dignidade

A Lei nº 13.103/15, popularmente conhecida como “Lei dos Caminhoneiros”, garante aos motoristas de transporte de cargas e passageiros regramento da jornada de trabalho e do tempo de direção. Dessa forma, é possível garantir uma viagem mais segura a todos. Além disso, trata-se também sobre os locais de parada e descanso. Os pontos de apoio aos caminhoneiros ficam à beira das estradas e permitem a parada segura do veículo, possibilitando o repouso necessário ao profissional.

Os integrantes da reunião concordaram na importância de estruturas que ofereçam um estacionamento seguro para os profissionais da categoria, tempo de descanso suficiente para seguir uma viagem segura e instalações para higienização.

Plataforma de frete

Por fim, as equipes presentes trocaram ideias e sugestões para aperfeiçoar a plataforma de frete em desenvolvimento com apoio da Abcam. Para o responsável pelo desenvolvimento e implantação da plataforma junto à Associação, Diones Santos, “a plataforma oferece diversos serviços aos caminhoneiros, relacionados à saúde, segurança, trabalho e autonomia. É uma solução completa, podemos considerá-la uma política pública, sem qualquer apoio financeiro do governo”.

Assessoria ABCAM