Abcam apoia nova tecnologia de identificação lançada pelo Ministério da Infraestrutura

Imprimir

Nova tecnologia deverá evitar longas filas e tempo de parada de caminhões em postos de fiscalização

Nesta segunda-feira, dia 27, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, lançou o projeto-piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). A nova tecnologia, que será implantada em fase de testes pelos próximos meses, permitirá a unificação de cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de transporte de carga no país.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros- Abcam, José da Fonseca Lopes, a iniciativa poderá desburocratizar o processo de fiscalização nos postos de pesagem e nas operações de monitoramento das rodovias.“Hoje, a média de espera na fila é de 6 horas para passar em um posto de fiscalização. Isso prejudica não só o caminhoneiro, mas também o proprietário da carga transportada”, explica. 

De acordo com Tarcísio de Freitas, o objetivo do Ministério é usar sistemas inteligentes como o Dt-e para conectar diretamente o transportador com o embarcador. “Vamos acabar com a necessidade de intermediários, diminuir a evasão fiscal, trazer justiça tributária e aumentar a arrecadação. A exigência de documentos e procedimentos complicados onera a operação para o caminhoneiro, que sofre com a burocracia e com os altos custos dos serviços de despachante”, afirmou.

A expectativa da Abcam é que a nova medida reduza o tempo de viagem e os custos operacionais. A leitura eletrônica dos dados do veículo e da operação, realizada por meio de um chip acoplado ao veículo, vai permitir que o caminhoneiro seja autorizado a seguir viagem sem precisar ser parado no caminho.

 

Por Ascom/Abcam