ANTT divulga tabela com novos valores de frete mínimo

Imprimir

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou novos valores mínimos na tabela do frete. A nova tabela atende aos requisitos da Lei 13.703/2018, que determina que a tabela seja reajustada sempre que o preço do óleo diesel apresentar oscilação superior a 10% no mercado nacional. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com a lei, para que os valores fiquem validados para o semestre, a publicação da nova tabela tem que ser feita até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano e deve apresentar os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas, bem como planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos pisos mínimos.

A instituição do tabelamento do preço do frete foi uma das medidas que o governo Temer adotou para acabar com a greve de caminhoneiros, além do subsídio ao preço do diesel, em maio do ano passado.

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o impacto médio no preço mínimo dos fretes foi de 1,54%. Com a publicação no Diário Oficial, os novos valores estão vigentes.

O reajuste incorpora a variação de 0,15% preço do diesel em dezembro, e a inflação acumulada de junho a dezembro dos itens relacionados ao serviço de transporte, de 2,39%.

A ANTT ressalta que o reajuste não é linear e considera diferenças entre os valores para transportar determinados tipo de carga e a distância percorrida.

 

Fonte: Notícias Agrícolas