Abcam é a primeira entidade no Brasil a protocolar sugestões à tabela de frete mínimo

Imprimir

Ao contrário do que foi publicado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) esclarece que no dia 14 de junho deste ano protocolou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a primeira sugestão de tabela mínima de frete para o transporte rodoviário de cargas do país.

A Abcam também foi a primeira entidade a solicitar uma audiência com o Ministro do STF, Luiz Fux. O objetivo era apresentar a sugestão de tabela criada pela entidade e subsidiar o magistrado com informações técnicas antes de qualquer decisão proferida.

A Abcam vem contribuindo regularmente com as entidades governamentais para que a tabela de frete atenda aos anseios da categoria. Importante salientar que a Associação também contribuiu com a Tomada de Subsídios n°9/2018 feita pela ANTT. Desta vez, a entidade protocolou uma tabela mínima com índices regionais, o que permitirá atender as singularidades de cada Estado.

Como foi feita a tabela da Abcam?

A proposta elaborada pela equipe técnica mantém a cobrança por faixa quilométrica percorrida e, diferente da tabela vigente, propõe a diferenciação de tarifa por tipo de veículo.

Além disso, corrige as discrepâncias existentes entre certos tipos de carga, a exemplo da carga frigorificada e perigosa que estão com valores inferiores quando comparada à carga geral.

O preço mínimo proposto considera um mínimo necessário para que o motorista possa sobreviver sem fragilidade do serviço prestado e de sua condição de trabalho.

O embasamento técnico da Associação leva em consideração:
- o tipo de carga transportada (geral, granel, perigosa, frigorificada, etc)
- o tipo de veículo (quantidade de eixos)
- os consumos específicos dos veículos (combustível, lubrificante e manutenção)

Para acessar a tabela da Abcam, clique aqui.

A tabela foi construída com o objetivo de subsidiar a ANTT na criação de nova tabela de frete, mais compatível com a realidade do mercado e que atenda, da melhor forma possível, a todos os setores envolvidos.

Agronegócio

Vale destacar que a Abcam também foi a entidade que iniciou os diálogos com o agronegócio. A entidade se reuniu no último dia 19 com a Associação dos Produtores de Soja de Milho de Mato Grosso – Aprosoja, representada pelo seu diretor-executivo, Edeon Vaz Ferreira e pelo seu vice-presidente, Diogo Rutilli.

A Aprosoja, apesar de contrária a criação de uma tabela, ouviu o posicionamento do presidente da entidade, José da Fonseca Lopes, que apresentou a realidade vivida pela categoria e a necessidade de uma política de preços mínimos para garantir a subsistência do caminhoneiro autônomo.