Scania R500 vence teste de economia de combustível

Imprimir

Avaliação independente na Alemanha compara consumo em condições reais de operação

O pesado Scania R500 em sua nova geração conquistou o chamado Green Truck Award, prêmio alemão de consumo de combustível concedido após testes organizados pelas revistas especializadas VerkehrsRundascheu e Trucker.

Em uma das etapas das avaliações, os caminhões, totalizando 40 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), enfrentam teste de 350 km a uma velocidade média de 80 km/h entre Munique e Nurembergue. O Scania R500 com seu motor de 13 litros Euro 6 levou a melhor, consumindo 24,92 litros de diesel a cada 100 quilômetros rodados.

De acordo com a fabricante, a diferença entre o resultado do R500 e do concorrente mais próximo foi de 0,4 litro a cada 100 km. Pelas contas da empresa, ao ponderar a quilometragem habitual por ano de 150.000 km de um caminhão rodoviário de longas distâncias, o transportador deixaria de gastar com 600 litros de diesel anualmente.

“O Green Truck Award é um teste comparativo único, pois coloca foco total no que mais importa para os clientes, do ponto de vista de custo e sustentabilidade”, avalia Wolfgang Buschan, diretor de produtos da Scania Trucks. “O baixo consumo de combustível não só reduz gastos, como também diz respeito à eficiência energética com menos emissão de CO2.”

 

Fonte: Estadão