Tráfego de caminhões com excesso de peso é proibido em ruas do Centro de Araxá

Imprimir

Medida é para facilitar o trânsito e para evitar o desgaste das ruas e avenidas. Descumprimento da lei pode gerar multa e apreensão do veículo.

Uma lei municipal em vigor em Araxá, no Alto Paranaíba, proíbe o tráfego de veículos de carga acima de quatro toneladas na região central da cidade de segunda a sábado. Segundo a Prefeitura, a medida tem o objetivo de facilitar o trânsito e evitar o desgaste das ruas causado pelo excesso de peso dos veículos.

Os veículos de carga pesada estão proibidos de trafegar nas avenidas Getúlio Vargas, Capitão Belarmino de Pula, Wilson Borges, Damaso Drummond, João Paulo II e nas Ruas Uberaba e Costa Sena de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 14h.

Para ajudar na fiscalização das ruas e avenidas, a Central de Videomonitoramento da cidade está auxiliando nas ações. As viaturas da Polícia Militar (PM), que realizam o patrulhamento, são informadas e se deslocam para o ponto onde houver um caminhão circulando de forma irregular.

A PM também realiza abordagem dos veículos que estejam estacionados na região central. Além de fiscalizar os itens obrigatórios dos caminhões e dos motoristas, os policiais fazem a verificação da nota fiscal de carga, onde consta o peso do que está sendo transportado.

Sinalização
O MGTV flagrou motoristas desrespeitando as sinalizações que indicam a proibição de tráfego e parada.

O caminhoneiro Aldo da Silva argumenta que a sinalização é escassa. Existem placas somente na entrada da cidade.

"Nós vemos poucas placas aqui no Centro e, quando avistamos, já estamos dentro das vias e não existe a possiblidade de retornar", explicou ele.

Conduzir os veículos pelas ruas nos horários proibidos com excesso de peso é considerado na cidade infração grave, com multa calculada de acordo com o percentual de excesso de peso. A Prefeitura informa que há risco de apreensão do veículo até a regularização.

 

Fonte: G1