CNT quer discutir com novo Ministro impactos da insegurança pública no transporte

Imprimir

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) externou ao novo Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, as preocupações da entidade com a grave situação de insegurança que assola o Setor Transportador do país.

No documento, enviado ontem (28/02), a CNT apresentou dados da violência nos últimos anos e solicitou agendamento de audiência com o titular da nova pasta para sugerir ações destinadas à construção de políticas públicas que apontem para a solução do problema.

Os números assustam!

 O Brasil atingiu a alarmante marca de 2.165 ônibus incendiados de forma criminosa, entre os anos de 2004 e 2018, de acordo com a NTU (Associação Nacional das Empresas dos Transportes Urbanos).

No tocante ao roubo de cargas, segundo a NTC&Logística (Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística), em 2016 foram registrados 24.563 casos de roubo de cargas no Brasil, totalizando um prejuízo de R$ 1,360 bilhões. Isso corresponde a um aumento de 27,5% em 2016 se comparado com 2015. Rio de Janeiro e São Paulo somam 80,66% das ocorrências.

Os números também apontam para o crescimento dos casos de roubo de cargas na navegação, cuja estimativa de prejuízo anual é de R$ 100 milhões apenas na região Amazônica, onde as ocorrências quadruplicaram entre 2015 e 2016. Os principais alvos das quadrilhas são combustíveis e produtos eletroeletrônicos fabricados no Polo Industrial de Manaus.

 

Fonte: CNT