Acidentes X Falha Humana

Falha humana é considerada um dos maiores riscos na estrada. Entenda

Apesar de ser uma prática que compromete a segurança nas estradas, motoristas de caminhão ainda insistem em dirigir por muitas horas sem pausa para descanso. Dirigir cansado continua entre as principais causas de acidentes envolvendo veículos de carga nas rodovias brasileiras. Dados da Polícia Rodoviária Federal revelam que o envolvimento de ao menos um veículo de carga a cada quatro acidentes nas estradas ocorre, em geral, devido ao cansaço e à exaustão dos motoristas, após extenuantes jornadas de trabalho. Dos 192,1 mil acidentes ocorridos em rodovias federais no ano passado, 66,6 mil (34,7%) envolveram caminhões.

De acordo com estudos promovidos pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), as causas primordiais de acidentes nas rodovias brasileiras são a fadiga (18%) e sono (42%) perfazendo uma estatística de 60% de todos os acidentes, destacando que 93% são provocados pela falha humana. “Costumamos dizer que hoje, em todo acidente rodoviário tem um motorista profissional envolvido e que o motivo principal é o excesso de trabalho”, explica Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor do departamento de medicina ocupacional da Abramet.

Um dos objetivos da Lei 12.619 que regulamenta a profissão de motorista e traz significativas modificações no Código de Trânsito Nacional (CTB), é justamente tentar garantir o descanso do motorista para aumentar a segurança nas estrada. De acordo com as novas regras previstas no artigo 67-A do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista deve realizar um intervalo de onze horas entre um dia e outro de viagem, podendo fracionar 9 2 horas e fazer descansos de 30 minutos a cada quatro horas de direção. A infração é considerada grave e a multa é de R$ 127,69. Conforme cita o Dr. Dirceu, o careteiro necessita de melhor qualidade de vida e não viver escravizado pelo trabalho.

“Atualmente, o motorista é submetido ao estresse físico pelo excesso de movimento e estresse psicológico. Após quatro horas na direção veicular tem lapso de atenção e com oito horas déficit de atenção, quando a possibilidade de acidente aumenta em duas vezes. A nossa recomendação é que durma pelo menos oito horas em local sem barulho, trânsito de pessoas e com pouca ou nenhuma luz”, aconselha o médico.

 

Fonte: O Carreteiro

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