Febre amarela: transmissão, prevenção e sintomas

Imprimir

A febre amarela é transmitida por mosquito, muitas vezes mortal. O vírus pode desencadear disfunção hepática, falência renal, distúrbios de coagulação e choque.

É importante lembrar que a transmissão é feita pelo mosquito Aedes Aegypti, mesmo transmissor da dengue e outras doenças, não pelos macacos, como muitos acreditam. 

Por isso é importante que a população continue se prevenindo contra a formação de condições ideais para proliferação do mosquito: água parada. Todos devem estar atentos em suas casas e locais de trabalho para que não haja nenhum reservatório que acumule água, como por exemplo, pneus, vasos de planta, vasilhas plásticas, dentre outros. 

Sintomas

O período de infecção dura em média de 3 a 4 dias. Os sintomas são: febre, mal estar geral, dor de cabeça, fotofobia, dor lombo-sacra, mialgia, anorexia, náuseas, vômitos, irritabilidade e convulsões

Tratamento
O tratamento consiste em medidas de suporte de vida e de amenizar os sintomas. Não há medicamento anti-viral específico. 

Vacina

A vacina com vírus vivo atenuado contra a febre amarela foi desenvolvida em 1936.

A opção brasileira pela dose fracionada da vacina da febre amarela se deu por uma necessidade circunstancial, mas foi respaldada por órgãos internacionais e baseada em trabalhos científicos de repercussão mundial. O estudo brasileiro com a dose de 0,1 ml concluiu que a eficácia é semelhante a dose de 0,5 ml e a durabilidade de proteção é no mínimo de oito anos.

Para os caminhoneiros e pessoas que forem viajar para alguns estados específicos precisam se vacinar com menos 15 dias de antecedência, já que a vacina não tem efeito imediato. 

 

Com informações da Veja