Abcam alerta aos caminhoneiros sobre segurança nas estradas

Prudência e respeito as normas de trânsito devem ser prioridades neste período de carnaval

O feriado de carnaval está chegando e com ele, além dos preparativos para uma boa diversão, devem vir algumas precauções para que a folia não termine mais cedo. Quem acompanha os noticiários deste período do ano encontra não somente os desfiles de escolas de samba e blocos de carnaval como também diversos acidentes de trânsito gerados pela imprudência, alta velocidade e ingestão de álcool.

Levantamento feito em 2017 pela Polícia Rodoviária Federal- PRF- aponta que a falta de atenção (38,1%) é o principal motivo para a ocorrência dos acidentes envolvendo caminhões, seguido do sono ao volante, com 6,9%.

A ingestão de álcool também é fator predominante. Cerca de 1.921 acidentes envolvendo caminhões foram causados por motoristas embriagados, um percentual de 4,3% do total de acidentes envolvendo este tipo de veículo.

O presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes, lembra que a segurança nas estradas também depende da forma como os condutores agem. “O motorista precisa ter consciência de que seus atos podem refletir em acidentes.O Carnaval é uma festa muito bonita, alegre, e queremos que não seja motivo de tristeza”, comenta.

Fonseca recomenda aos caminhoneiros que dirijam com prudência, sempre respeitando a velocidade da via e a distância entre o veículo da frente. Também é importante checar os itens básicos como oléo, água, estepe e lâmpadas do farol.

Caminhoneiros são homenageados neste Carnaval

Mais um motivo para o caminhoneiro dirigir com segurança e aproveitar o carnaval. A escola Rosas de Ouro vai levar para o Sambódromo do Anhembi um enredo sobre a vida dos caminhoneiros. "Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro", será desenvolvido pelo carnavalesco André Machado.

A Rosas de Ouro vai ser a sexta escola a desfilar no Anhembi na noite de sexta-feira, dia 9 de fevereiro.

Por Ascom/Abcam

Captura de Tela 2018 06 19 as 10.18.18

Assine a nossa newsletter

*campos obrigatórios

Projetos





logo despoluir