Boné inteligente ajuda a evitar que caminhoneiro durma ao volante

 A Ford Caminhões apresentou na Fenatran, feira internacional de transporte de cargas, que é realizada em São Paulo até a próxima sexta-feira (20), o Boné Alerta. À primeira vista parece um boné comum, mas o Boné Alerta consegue interpretar os movimentos de cabeça do motorista através de sensores e avisa quando ele está com sono, mostrando que é hora de fazer uma parada de descanso. O alerta é feito por três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro.

 A criação do acessório levou em conta um estudo para identificar os movimentos do caminhoneiro que fazem parte da sua rotina normal de trabalho e os que indicam sono. Essa base de dados depois foi transferida para a unidade central de processamento do boné, que funciona conectada a um acelerômetro e um giroscópio para identificar cada tipo de situação. “A Ford é a primeira montadora a pensar em um ‘wearable’ (tecnologia de vestir) para utilização enquanto o motorista está ao volante e que pode contribuir na prevenção de acidentes”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Caminhoneiro

O Boné Alerta da Ford foi testado durante oito meses por um grupo selecionado de motoristas, por mais de 5.000 km em condições reais de rodagem. Ele também foi apresentado a especialistas da área de segurança de tráfego e estudos do sono, que reconheceram o seu potencial para auxiliar na prevenção de acidentes nas estradas.

Apesar de considerar o boné eficiente, a Ford divulgou que o protótipo se encontra em fase de testes para, em seguida, passar pelo processo de patenteamento e certificação, mas ainda não há planos para a sua produção e comercialização no curto e médio prazo. Mas a Ford não descartou a possibilidade de dividir a tecnologia com parceiros comerciais que viabilizem a chegada do produto ao mercado.

Scania lança R 620 

Durante o evento, a fabricante mostrou o Heavy Tipper, o Scania especialista no segmento de mineração. No entanto, uma das maiores atrações do estande da marca do grifo foi o R 620 6×4 V8 “Super Rodotrem” preparado para receber composições de até 11 eixos e até 91 t de carga.

 

Fonte: JC Online

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