Portos movimentam 420 milhões toneladas de janeiro a maio

A movimentação total de cargas nos portos brasileiros teve crescimento de 2,32% no acumulado do ano (janeiro-maio), em comparação ao mesmo período de 2016, de acordo com os dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Ao todo, foram movimentados 419,43 milhões de toneladas, dez milhões a mais do que no ano anterior.

Este é o quinto mês consecutivo de alta registrada no setor. A maior parte desta movimentação é realizada pelos Terminais de Uso Privado (TUP’s), empreendimentos autorizados à iniciativa privada localizados, em sua maioria, fora das áreas dos Portos Organizados.

O diretor de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, Ogarito Linhares, comemorou o resultado e fez a comparação “o efeito representa 25% do total de toneladas movimentadas por ano no Porto de Paranaguá, o segundo maior porto do Brasil. Isso mostra que estamos no caminho certo”, celebrou Ogarito.

A classificação por natureza das cargas, de importação e exportação, foi de 64,12% para granel sólido (soja, farelo de soja, açúcar, milho, trigo, fertilizantes), 21,14% para granel líquido (óleos de soja, mamona, solventes, petróleo e seus derivados), 9,54% para contêineres e 5,20% para carga solta (madeira, bobina de papel, aço).

No granel líquido, o destaque ficou para o petróleo, dos 88,65 milhões de toneladas, sendo que 60,1% são referentes à movimentação do combustível. Já no granel sólido, dos 268,96 milhões de toneladas, 57,9% são referentes à movimentação de minério de ferro.

TUP´s

Os Terminais de Uso Privado foram responsáveis por 65,30% da movimentação total incluindo importações e exportações. O restante da participação foi proveniente dos Portos Públicos, localizados dentro dos Portos Organizados (34,70%). Os terminais privados movimentaram entre janeiro e maio mais de 280 milhões de toneladas, que representa um aumento de quase 6% em relação a 2016. Em janeiro os TUP’s registraram a maior alta do ano, 15,6%, seguido de fevereiro com 11,66%.

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), responsável pela movimentação de minério de ferro, no acumulado do ano teve crescimento de 6,99% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em segundo está o Terminal de Tubarão, próximo ao Porto de Vitória (ES), com alta de 6,67%, que também transporta minério de ferro, grãos e fertilizantes.

Fonte: Ministérios dos Transportes

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