Caminhões serão multados por câmeras a partir do dia 1º de dezembro em Cuiabá

Imprimir

Motoristas de caminhões que estiverem circulando fora do horário permitido serão multados por meio de câmeras de monitoramento a partir do dia 1º de dezembro, no Centro de Cuiabá. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na região central, só podem circular caminhões com no máximo 10 toneladas. O valor da multa é de R$ 130,16.

Acima desta medida, os veículos podem circular apenas no horário entre as 20h e 6h. Nos corredores das avenidas Fernando Corrêa e Miguel Sutil são permitidas a circulação de veículos com até 24 toneladas. Acima disso, somente no mesmo horário estabelecido.

Em casos onde as cargas transportadas são perecíveis, nitrogênio, concreto e gás, é necessário que haja uma Autorização Especial de Trânsito para circular nos horários de pico.

A partir de 1º de dezembro, motoristas de caminhões que forem flagrados pelas câmeras de monitoramento trafegando em horários e locais indevidos em Cuiabá poderão ser multados.

Conforme a Semob, o sistema é uma ferramenta legal permitida pelo Código de Trânsito. Em ocasiões anteriores, a secretaria tentou diminuir o tráfego desses veículos por meio de operações com agentes de trânsito. Em 2017, 1.022 motoristas já foram autuados por transitarem em horário ou local não permitido pela regulamentação.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Mato Grosso (Sindmat) diz que distribuiu panfletos orientando as empresas pela cidade.

 

Fonte: G1